Página Inicial » Natação Infantil » Aquáticas » A importância da atividade física na infância – Saiba como incentivar as crianças

A importância da atividade física na infância – Saiba como incentivar as crianças

Com o crescimento da acessibilidade dos aparelhos eletrônicos, está sendo cada vez mais difícil ver os pequenos praticando atividade física na infância.

Quem tem criança em casa sabe que a maior alegria é vê-los correndo pela casa, pois criança correndo é sinônimo de saúde, não é mesmo?

No entanto, é preciso divulgar ainda mais sobre a a importância da atividade física na infância.

Não é raro vermos crianças muito pequenas com celulares nas mãos, mexendo apenas os dedinhos.

Rolando as telas de celulares e tablets, sem ter a chance de praticar algum exercício físico na infância.

Isso se dá pelo fato de que os pais não conhecem a importância da atividade física na infância.

Segundo a OMS (Organização mundial de saúde), os pequenos não devem passar mais de 60 minutos em atividades consideradas passivas

Mesmo com a tecnologia avançando é importante alertar os pais sobre a importância da atividade física na infância.

Além do mais, as atividades não são só essenciais para a saúde corporal das crianças, mas elas também possuem um grande impacto em sua forma de se socializar com as demais. 

Na infância é quando devemos estimular mais as crianças a aprender, questionar, socializar e interagir com o meio onde vive.

É importante ressaltar que, se não estimuladas, as habilidades conquistadas durante o exercício físico na infância não podem ser recuperadas na fase adulta.

Fique atento quanto a importância da atividade física na infância. 

Confira abaixo algumas dicas que listamos para você compreender melhor os benefícios da atividade física na infância. 

A importância da atividade física na infância 

A atividade física na infância é essencial para que as crianças não tenham problemas graves no futuro e para isso, a prática de exercício físico na infância pode ser estimulada durante uma brincadeira, com muita diversão e fantasia. 

Entre os benefícios da atividade física na infância estão: 

  • Estimula o crescimento durante a atividade física na infância; 
  • Auxilia no equilíbrio enquanto prática a atividade física na infância;
  • Melhora a autoestima durante a atividade física na infância;
  • Promove a saúde e diminui o risco de obesidade infantil; 
  • Diminui as chances do aparecimento de doenças relacionadas ao sedentarismo e reforça a importância da atividade física na infância.

Os benefícios da atividade física na infância

É normal que na correria do dia a dia, os pais não tenham mais tanto tempo saber sobre a importância da atividade física na infância ou de ir à um parque ou brincar de bicicleta na rua com o seu filho. 

Que tal trocar o cinema por um exercício físico na infância em um parque, por exemplo, ou até mesmo uma tarde de brincadeiras no quintal de casa ou no playground do condomínio?

Não subestime a sua criatividade e as capacidade em criar brincadeiras e estimular a importância da atividade física na infância, pois os benefícios da atividade física na infância surgem rapidamente. 

Existem diversas brincadeiras e atividade física na infância que podem ser utilizadas para estimular os pequeninos, entre elas está a natação.

Além de evitar o risco de afogamentos, a prática aquática auxilia no desenvolvimento do corpo como um todo. 

No entanto, existem outras atividades que podem ser inseridas na rotina da criança, como o basquete, o vôlei e o futebol. 

Para garantir que o importância da atividade física na infância seja levada a sério é importante que a atividade física na infância não seja imposta.

Ou seja, é fundamental deixar que a criança compreenda a importância da atividade física na infância e experimente diversas atividades e assim, quando entrar na fase da adolescência opte por apenas uma modalidade.

É importante compreender que toda criança é curiosa e por isso, os benefícios da atividade física na infância devem ser encorajados.

É  preciso que os pais apresenta diversas atividade neste primeiro momento, onde ambos estão iniciando a prática de exercício físico na infância. 

Aos poucos é importante inserir novas brincadeiras na atividade física na infância, pois dessa forma o desenvolvimento motor e neural é estimulado como um todo. 

A importância da atividade física na infância é essencial para que a criança desenvolva habilidades, gestos motores estimule a sua criatividade e evite lesões precoces.

Encorajando os pequenos a praticar atividade física na infância

Como dito anteriormente, os adultos não devem impor uma prática, mas devem encorajar e limitar o acesso à televisores e outros aparelhos.

Para isso, que tal buscar mais sobre a importância da atividade física na infância? 

Para estimular os pequenos com a a importância da atividade física na infância é muito simples e normalmente não requer muitos itens.

Para alguns basta uma bola ou qualquer outro objeto que possa ser utilizado para arremessar ou esconder. 

A importância da atividade física na infância pode ser uma forma de aproximar os pais dos filhos, um jogo de futebol, uma amarelinha e até mesmo um esconde-esconde pode proporcionar muitas histórias divertidas para a família. Conheça a  Academia Acqua Ville e proporcione o melhor para você e sua família. 

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)